Montanha, meio ambiente, amizade e, principalmente, Jesus
atualizado em 02.08.2005
AS ALTURAS
DOS MONTES PERTENCEM
A DEUS.

Salmo 95:4
 

notícia 17/06/05


<ANTERIOR  ::  PRÓXIMA>

Separate Reality,
novamente em solo integral

Já passaram
19 anos desde que Heinz Zak fotografou o mestre Güllich fazendo o único solo integral que conhecia esta mítica vía. Agora ele mesmo realizou o segundo.
Fonte: desnivel.com


Heinz Zak realizando o segundo solo integral de Separate Reality, Yosemite.
Foto: heinzzak.com

Wolfgang Güllich realizando o primeiro solo em 1986.
Foto: H. Zak/Wolfgang - Güllich. Una vida en la vertical (Ed. Desnivel)

"Todos os anos que estive em Yosemite, escalei a Separate Reality, mas, curiosamente, foi qunado estava na Alemanha que decidi escalá-la em solo integral. Como conhecia exatamente cada movimento, pude me preparar perfeitamente em casa para ela". Foram as palavras de Wolfgang Güllich para revista Desnivel (nº 38, 1988), dois anos depois de seu marcante solo, que se tornou um símbolo da escalada livre.

Em 1986 Güllich pois a prova o pulso do fotógrafo e amigo Heinz Zak, encarregado de registrar a escalada. Na época, durante uma projeção das fotos em Madri, o mestre contou que algumas das melhores imagens ficaram "tremidas" porque Zak não pode controlar os nervos durante alguns momentos da escalada. As fotos do solo de Güllich nos seis metros de fissura que cortam o teto do segundo esticão de Separate Reality deram a volta ao mundo. Marcaram uma época.

Durante todos os anos que passaram depois do feito marcante, aquele mesmo fotógrafo sonhou em imitar os passos de Güllich sem corda (e a 200 metros do chão no crux da saída do teto) por esta via que, em 1977, Ron Kauk liberou pela primeira vez. Dezenove anos depois, Heinz Zak se colocou do outro lado da câmera, e em sua última visita ao Yosemite, conseguiu finalmente cumprir a meta tão sonhada: o segundo solo de Separate Reality.

"Derrepente, uns 15 minutos antes de iniciar a escalada, o medo desapareceu completamente. Escalei a via em um estado perfeito, sem estresse, feliz. Me aconteceu algo inédito, e deixei meu passado para trás... escalei em outra dimensão" declarou Zak no site planetmountain.com.

Muitas coisas mudaram desde a escalada de Gulich, há quase duas décadas, assegura Zak. "Hoje em dia já não é uma escaldad de 'outra dimensão' se feita com corda. Em solo, a coisa muda..."

----

O 'mestre' Wolfgang Güllich


Güllich saindo de Separate Reality.
Foto: H. Zak/Wolfgang Güllich. Una vida en la vertical (Ed. Desnivel).

Os mais novos talvez nunca ouviram falar, um pouco pelo nosso isolamento geográfico e linguístico dos grandes centros de escalada no mundo. Isso porque, textos, fotos, matérias e livros sobre Güllich não faltam por aí. Mas que já ouviu falar, certamente trata o nome com respeito. Abaixo um pequeno resumo da vida desse gigante da escalada, e um link para um livro que conta sua história, em espanhol.

Wolfgang Güllich marcou, como nenhum outro escalador o esporte vertical. Nascido em 24 de outubro de 1960 em Ludwigshafen, Alemanha, começou a escalar aos 14 anos. Nos anos oitenta e início dos noventa, iniciou uma nova época, elevando o nível da escalada sucessivamente até os graus 10b, 10c, 11a e, finalmente, 11c. Deixou suas geniais marcas de magnésio em todos os continentes e levou a idéia da escalada livre até as poderosas paredes de Karakórum e da Patagônia. Abriu centenas de vias no mundo todo, entre elas as lendárias Kanal im Rucken, Punks in the Gym, Action Directe, Eternal flame e Riders on the storm. Reconhecido como um dos mais excepcionais escaladores de todos os tempos, unia as qualidades de desportista com uma grande força de caráter e riqueza de espírito. Morreu em 31 de agosto de 1992, por consequencia das lesões sofridas em um acidente de carro.

Wolfgang Güllich. Una vida en la vertical, oferece um amplo panorama da biografia do grande escalador alemão, narrada por um de seus amigos mais íntimos e companheiros de escaladas.

O site oferece um capítulo inteiro em PDF pra ler. O capítulo fala exatamente do histórico solo de Separate Reality. Vale a pena conferir.

http://www.libreriadesnivel.com/fichalibro.php?id=8843

<ANTERIOR  :: VER TODAS AS NOTÍCIAS  ::  PRÓXIMA>

 contato@montanhistasdecristo.com.br     HOME