Quem somos nós?

A Associação Montanhistas de Cristo (AMC) surgiu com um grupo de cristãos que praticavam o montanhismo, e não possui nenhum vínculo com denominações religiosas. As reuniões são usadas para palestras, vídeos, slides, cursos e outras coisas referentes ao montanhismo, além de oferecer estudos bíblicos, oração e testemunhos de vida. Também promove caminhadas, travessias, expedições e cursos, que vão da iniciação ao montanhismo à escalada em rocha. Além disso, envolve-se, em conjunto com outros grupos de montanha, em projetos de recuperação e preservação ambiental. A proposta é oferecer um ambiente sadio para a prática consciente das atividades ligadas à natureza.

Estamos sediados em Curitiba/PR (local de reuniões ao final na homepage) e possuímos uma filial na cidade de Foz do Iguaçu/PR.
A associação promove, ainda, cursos de escalada técnica, caminhadas por trilhas, expedições para serras; e envolve-se, em conjunto com outros grupos locais de montanha, em projetos de recuperação e preservação ambiental. A ideia é estabelecer um ambiente sadio e dentro de bons padrões para a prática do esporte.

Além dos departamentos de caminhadas e de escalada técnica, ainda temos alguns sócios que praticam caiaque e ciclismo. Hoje, há aproximadamente 70 sócios participantes e ativos (em Curitiba/PR), que se reúnem todas as Quintas-feiras, às 19h30.

Porque Montanhistas DE CRISTO?

Jesus uma vez contou uma história para seus discípulos. Disse que o seu Reino podia ser comparado a um homem que encontrou um enorme tesouro em um campo. Esse tesouro, sem dúvida, valia muito mais do que o próprio campo, mas pertencia por direito à pessoa que fosse dona daquelas terras. O homem então fez o que qualquer pessoa de bom senso faria: vendeu tudo o que tinha e, com o dinheiro, comprou o tal campo. Ótimo negócio.

Nós não somos Montanhistas de Cristo porque queremos mostrar que somos mais certinhos ou mais bonzinhos que os outros, nem para tentar impor uma religião ou levar pessoas para nossas igrejas. Somos Montanhistas de Cristo porque encontramos um grande tesouro, muito valioso, chamado Jesus Cristo. Esse tesouro vale mais do que tudo o que temos. Mesmo se vendêssemos tudo, não teríamos o suficiente para pagar por ele. Deus não aceita de nós, em troca desse tesouro, nada a menos que nossas próprias vidas. E com Deus não se negocia, nem se barganha.

Somos Montanhistas de Cristo porque esse tesouro é tão valioso, tão maravilhoso, nos faz tão felizes, que queremos que nossos amigos também o encontrem. Jesus Cristo é o tesouro que dá sentido às nossas vidas e não podemos mais imaginar a vida sem Ele.

Nós somos montanhistas. Amamos as montanhas, as florestas, os campos. Amamos estar em meio à natureza, escalar paredes, percorrer trilhas. Mas, acima de tudo, amamos aquele que projetou e criou isso tudo. Melhor que estar em harmonia com a natureza é estar em harmonia com o criador da natureza. Por isso somos Montanhistas de Cristo. E de Cristo, não abrimos mão.

 

Breve Histórico

A AMC surgiu do contato de Ivan Ribeiro com o missionário/montanhista Moisés Menezes, em 1992. Eles tiveram a ideia de criar uma associação que pudesse oferecer mais que uma opção de esporte ou lazer. O objetivo era formar um grupo com conceitos cristãos, sadios, para prática desse esporte, e utilizar esse grupo para falar sobre o amor de Deus por nós, sobre a morte e ressurreição do seu filho Jesus e sobre o amor, misericórdia e perdão oferecidos de graça por ele. 

Em seus 30 anos de existência, a AMC já teve aproximadamente 300 sócios e ministrou e/ou promoveu vários cursos de escalada em rocha, iniciação ao montanhismo, orientação, GPS, primeiros socorros, suporte básico de vida e combate a incêndios florestais. Organizou também várias palestras, debates, escaladas, travessias e excursões, passando pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Organizou e/ou participou de diversos trabalhos ambientais. Teve circulando um informativo de montanha, ininterruptamente, de junho de 1994 a junho de 2000, quando passou a ter seu site à disposição na internet.
Teve e tem em seu seio montanhistas pioneiros, responsáveis pela abertura de novas vias de escalada, exploração e abertura de trilhas de acesso em montanhas antes desconhecidas e a realização de travessias em montanha inéditas no Paraná.

Nesses anos todos, foram muitas as amizades, muita coisa boa, muita lembrança, muita saudade, mas principalmente, muita expectativa pelo que ainda está por vir.